top of page
  • otaviomdutra

Cannabis medicinal pode ser útil no tratamento da insônia?



Estudos realizados em 2019 pela Organização Mundial da Saúde - OMS, já apontavam que a insônia, atingia cerca de 40% da população brasileira, agora novas pesquisas já evidenciaram que a pandemia agravou os casos de privação crônica de sono. Temos dormido mal, ou pior em muitos casos mal dormimos, e esse quadro que por si só já é doloroso pode desencadear diversos problemas a curto e longo prazo se não for devidamente tratado. Dormir mal, ou não dormir, desencadeiam uma série de problemas que parecem não ter fim.


Os prejuízos da insônia para a nossa qualidade de vida são grandes, além de elevar de forma desordenada o peso e acarretar problemas como diabetes e chances de desenvolver doenças cardiovasculares, a insônia pode contribuir para o aparecimento da depressão e aceleração do envelhecimento.


Paralelo a isso, a busca pelo “retorno do sono” muitas vezes leva as pessoas a automedicação, o que é terminantemente proibido - podendo acarretar problemas ainda maiores - ou mesmo encontrando tratamentos paliativos que ao final não alcançam a superação ou controle efetivo da insônia.


O uso da cannabis medicinal em casos de insônia vem se demonstrando muito satisfatórios e promissores, por meio de seu uso, os compostos canabinóides interagem de forma direta com o sistema endocanabinóide, que está presente em nosso corpo, desta forma, funções fundamentais de nosso corpo são ativadas ou mesmo reguladas, agindo diretamente nas estruturas reguladoras do sono.


Além de sua eficácia, o uso da cannabis medicinal, ainda trás como fator positivo os baixíssimos efeitos colaterais, quando é comparada por exemplo com os tratamentos convencionais. Além disso, o uso da cannabis medicinal no tratamento da insônia pode por ser potencializado quando associado a neuroestimulação por acupuntura.


Se chegou até aqui e tem problemas para dormir, e já buscou alternativas em outros tratamentos sem nenhum sucesso, saiba que o tratamento a partir da cannabis medicinal pode ser uma alternativa para tratar seu problema.


Tem dúvidas sobre o assunto? Gostaria de mais informações? deixe uma mensagem nos comentários ou entre em contato conosco pelo nosso whatsapp!


Dr Otávio Dutra

Acupuntura médica neurofuncional

CRM DF 23077 RQE 18687

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page